Neste momento muitas pessoas passam por estados depressivos: vivemos tempos conturbados de incerteza e todos têm um familiar ou amigo que perdeu o emprego, ficou sem meios de pagar o empréstimo da casa, carro, férias, etc. … o tempo é de incerteza e as pessoas temem perder o estilo de vida a que se habituaram.
Porque conseguem, alguns, “fazer o luto” das suas perdas, nomeadamente materiais, e seguir em frente, enquanto outros ficam presos ao passado, perdem a esperança, sentem-se revoltados, desiludidos, com medo, enfim desesperados? A resposta está no poder do enquadramento positivo. E por isto, não quero dizer só o pensamento positivo que, nos dias que correm há quem ache tratar-se de ingenuidade. Não, falo de estratégias mentais que possibilitam o acesso a recursos internos que todos temos como sejam estados de ânimo positivos que predispõem à mudança como: motivação, confiança, esperança, energia, etc.
Em PNL o que nós fazemos é pegar nas estratégias que pessoas que, já passaram ou estão a passar por determinadas dificuldades utilizam para sair das situações menos satisfatórias e, através de exercícios práticos e poderosos, “implantamo-las” nos clientes que nos procuram porque não conseguem aceder aos estados de ânimo que lhes são mais úteis em cada momento.
A nossa sociedade está em mudança, quanto mais cedo o aceitarmos melhor! Quem ficar preso ao passado, às soluções do passado, não conseguirá sair do labirinto.
Em coaching, com o recurso a perguntas poderosas e outras ferramentas, atendendo sempre às idiossincrasias de cada indivíduo, facilitamos o acesso à criatividade e entusiasmo que levam à mudança de perspetiva, tomada de consciência e subsequente ação para a melhoria generalizada do seu estilo de vida.
O nosso mundo está cheio de bons exemplos de vida, pessoas que apesar de todas as dificuldades com que se depararam, conseguiram ultrapassá-las e “criaram” as suas próprias oportunidades. Cabe-nos a nós, em PNL, e não só, saber como o fizeram, como se motivaram, onde buscaram forças, e copiá-los. A PNL é isso mesmo, modelar comportamentos de sucesso!
Sem comentários:
Enviar um comentário