domingo, 22 de janeiro de 2012


                                 O Poder está em nós!
Uma das mais úteis aprendizagens é, sem dúvida, a arte de fabricar emoções. Ninguém nos ensinou a fazê-lo, mas temos esse poder.
De início assusta pois podemos pensar que, a partir do momento em que tomamos consciência disso, já nada será como dantes; já não nos podemos desculpar com A,B ou C  por nos estarmos a sentir irritados, desiludidos, tristes ou enraivecidos. Não quero de modo algum dizer que não devemos sentir estas emoções, até um certo nível elas são importantes, só se tornam problemáticas quando nos impedem de seguirmos com a nossa vida para a frente em direção aos nossos objetivos. Como disse, é verdade que já não nos podemos desculpar com ninguém porque em último caso somos nós que decidimos como nos sentir mas, longe de ser intimidatório, é libertador.
Já se imaginou no total controle das suas emoções? Já imaginou ter a motivação necessária para aquelas decisões que tem, reiteradamente, adiado? Já imaginou ter o poder de deixar passar uma ofensa e não estar nem aí?  Quer sentir mais amor, paz de espírito, entusiasmo, alegria? As emoções têm  uma estrutura, não são blocos monolíticos e, se é verdade que não podemos entrar dentro do nosso cérebro, rodar um botão e zás, sentir uma emoção diferente, podemos mexer na estrutura. Um exercício muito útil é repararmos em três aspetos fundamentais que suportam uma emoção.
Em primeiro lugar temos a fisiologia da emoção muito ligada à postura corporal, respiração, movimento, fala e tom de voz.  Imaginemos a emoção como um programa em que, por exemplo, para a emoção tristeza corresponde um cair de ombros, cabeça baixa, respiração mais lenta, tom de voz baixo e arrastado, movimento corporal lento. Por vezes, basta levantar a cabeça, ombros para trás, obrigar-se a um sorriso, andar mais rápido para se sentir imediatamente melhor; o segredo é este! Tente lá ficar triste enquanto dá uma corrida, ou enquanto endireita as costas e levanta a cabeça! Impossível, o padrão da emoção tristeza foi quebrado.
Muito importante também é o foco, aquilo em que nos focamos induz emoções, podemos estar num lugar tranquilo, a desfrutar do nosso dia de folga, no entanto, o nosso foco pode estar na discussão que tivemos de manhã com o nosso (a) companheiro(a), ou podemos estar preocupados com o trabalho (chato) que não chegámos a acabar antes do fim-de-semana , tanto num caso como no outro o nosso foco induz emoções que não correspondem ao que queremos. Podemos ainda estar preocupados com os quilinhos a mais e, se calhar aquela pessoa que entrou e olhou para nós – embora nem nos tenha visto – reparou, enfim, podemos estar focados em milhentas coisas, o importante é tomarmos consciência disso, o que requer alguma prática, e sempre que o foco não seja adequado para a emoção que queremos sentir, focarmo-nos naquilo que é importante e nos põe num estado de maiores recursos.
Por último, mas não menos importante,temos a linguagem. As palavras têm energia, tanto positiva como negativa e tornam-se na nossa experiência. É paradigmático o modo como os portugueses respondem à pergunta: “Como te sentes hoje?” invariavelmente respondem: “ vai-se andando”, claro que essa expressão se confunde com a própria experiência e dificilmente se sentem ótimos, espetaculares, completamente felizes. Muito cuidado pois com as palavras, elas são uma componente importante das emoções, induzem-nas. Já reparou como os brasileiros – tidos como dos mais otimistas do mundo respondem à mesma pergunta?  “ Beleza!”, “tudo legal”, etc.
Tendo em vista a tríade que compõe as emoções: fisiologia, foco e linguagem, condicione-se, porque no fundo é disso que se trata, para sentir o que deseja. Experimente o seguinte exercício:
1º )  Defina a ou as emoções que quer sentir mais frequentemente . As que lhe servem o seu objetivo atual como, amor, paz, alegria, entusiasmo, vitória, etc.
2º) Escolha uma destas emoções, por exemplo, entusiasmo e repare na sua postura corporal, respiração, repare também no seu foco, qual o teor das suas palavras? O que diz quando sente entusiasmo?
Quando tiver bem presente o que faz quando sente entusiasmo, ou outra emoção que queira sentir, acabou de obter a estrutura ou padrão e pode manipulá-lo de forma a servi-lo melhor. A partir de agora e com a prática correta conseguirá gerir as emoções que melhor lhe servem em cada momento. Agarre esse poder!



Sem comentários:

Enviar um comentário