domingo, 29 de janeiro de 2012


Círculo virtuoso

William James teve uma intuição que, passado mais de um século, ainda não tem grandes efeitos práticos embora tenha sido já corroborada pela neurociência. Os sentimentos, isto é, as sensações subjetivas das emoções são um produto do reconhecimento do cérebro cortical das demais reações fisiológicas e comportamentais desencadeadas no corpo por determinado evento ambiental (o estímulo emocional). 
De modo resumido, esta ideia inverte a perspectiva do senso comum segundo a qual a reação a um estímulo emocional (aumento do batimento cardíaco ou a expressão de um sorriso) ocorre após a pessoa tomar consciência da emoção que está sentindo. Ao contrário, para James, primeiro reagimos (reações fisiológicas e comportamentais) ao estímulo emocional; o sentimento da emoção se dá porque tomamos consciência dessas respostas emocionais. Assim, a consciência de uma emoção ocorre após essas reações emocionais terem ocorrido. Por outras palavras, nós não sorrimos porque estamos alegres, mas estamos alegres porque sorrimos!
Em termos práticos isto significa que podemos mudar o nosso estado de espírito usando o nosso comportamento: agimos de acordo com a emoção que queremos sentir que o sentimento aparece. Isto é de um poder incrível! significa que para estarmos alegres basta rirmos – mesmo se, de inicio, não tivermos vontade – para estarmos confiantes, adotarmos a postura correspondente e assim por diante…
Agora já não há mais desculpas: façam o favor de serem felizes nem que tenham de cantar, sorrir, saltar, dançar sem que de início vos apeteça.  

Sem comentários:

Enviar um comentário