sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Ressignifique

A importância que damos à necessidade de mudar as características do mundo que nos rodeia é, frequentemente, a causa de muitas frustrações que nos arruínam a vida. A verdade é que podemos mudar de casa, para uma maior, mudar de carro, de família; podemos até ficar completamente sozinhos que haverá sempre algo para nos estragar o dia, nem que seja uma mosca que teima em zumbir aos nossos ouvidos quando queremos paz.
Pelos vistos não tem jeito, a única forma que temos de conviver melhor com as frustrações do dia a dia é mudarmo-nos a nós mesmos como aconselha a filosofia budista. Longe mim aconselhar uma postura de conformismo, não, o que pretendo dizer com isto é que muitas coisas que julgamos que nos estragam a vida só estão à espera de uma oportunidade para nos revelarem o seu valor, basta mudarmos um pouco de perspetiva.
Em PNL chama-se ressignificar, ou seja, dar um outro significado às coisas.  Diz-se frequentemente: « Se a vida lhe dá um limão faça uma limonada». Esta atitude perante a vida é de uma grande sabedoria  pois permite que em todas as circunstâncias se  aprenda  algo novo e nos torne mais capazes no futuro.
Aquilo que nós pensamos sobre o mundo que nos rodeia, os outros, as circunstâncias influencia mais a nossa qualidade de vida do que as coisas em si mesmas; senão como explicar que duas pessoas diferentes na mesma situação sintam e ajam de forma diferente?  Claro que tem a ver com o que dizem a si próprias.
Nós temos o poder de escolher o significado que damos às coisas, trata-se de dar mais atenção ao que a situação tem de bom. E não importa qual a situação há sempre um ensinamento a tirar dela.
Agora o que é  preciso é praticar. Escolha uma situação menos problemática e que envolva uma pequena dose de irritabilidade ou ansiedade e vá aos poucos aumentando a sua tolerância a ela, escolha frases simples do género : “ para a semana que vem já nem me vou lembrar deste incidente, então é melhor esquecer já!” ou “ Daqui a um mês vou-me rir disto então é melhor rir-me já!”.
A quantidade de situações passíveis de nos arruinar a vida é infindável : um copo que verte; o almoço que se atrasa; o(a) companheiro(a) que não está nos seus dias; o gato que mia; o cão que ladra; a vizinha que faz barulho; o patrão que grita; bom, o melhor é começar a ressignificar! 

Sem comentários:

Enviar um comentário