sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


                                         Implicâncias

Conhece o poder de um tubo de pasta de dentes aberta? De uma tampa de sanita levantada? De portas e gavetas abertas? De migalhas esquecidas, cadeiras desalinhadas, roupa espalhada? Acha que são mesquinhices? Mas não são. Grande parte dos relacionamentos acaba por insignificâncias destas e tudo porque nem nos apercebemos que ao longo do tempo nos tornámos uns chatos que já só vê os defeitos do outro. O que antes era engraçado agora torna-se chato, o que era estimulante, aborrecido, a presença do outro torna-se, ou indesejável, ou indiferente. Não deixe que isso aconteça consigo.
A primeira coisa a fazer é assumir a sua responsabilidade, sim a sua; é quanto basta para mudar as coisas para melhor. Nos próximos dias fique atento(a) às suas implicâncias mais comuns, depois escolha uma coisa que costuma exigir ao outro , por exemplo que baixe a tampa da sanita -  esta costuma ser uma exigência daquelas mulheres que viveriam melhor com outras mulheres, qual a posição ideal da tampa da sanita?  Haverá uma posição ideal? – e assuma que durante 7 dias não vai chamar a atenção dele, nem que se arrepele toda. Em vez disso, faz o contrário ; uma gentileza extra. Consegue imaginar o que um gesto tão simples, vá, dois, um positivo e um negativo, conseguem fazer pela sua relação? Um gesto simples, mas não fácil, só que, só esta semana, você prometeu e vai cumprir e sempre que o impulso para gritar: “ Fecha o raio da tampa da sanita!”, aparecer, você vai repetir baixinho: “cala-me essa matraca!”.
Para os homens: que tal ser mais condescendente com a falta de humor dela? Afinal antes de assumir essa relação já conhecia um pouco o ciclo menstrual feminino, ou não?  O interessante é que há homens que não fazem a mínima ideia do que isso seja e ficam frustrados pois todas as suas tentativas para porem as donas do seu coração de bom humor falham. Mas não lhes passa pela cabeça comprar um carro sem conhecer bem todos os detalhes: a cilindrada, quantos quilómetros já tem – isto se for um carro usado -, os extras, etc. Então porque continua a ser uma surpresa para muitos a rabugice mensal feminina?!  Vá lá, por 7 dias – que tem de coincidir com o ciclo menstrual da sua companheira – seja muito paciente e carinhoso com ela, mesmo que ela pareça indiferente às suas tentativas e continue a queixar-se da borbulha horrível  - que você nem vê – que tem na testa, da roupa que não lhe fica nada bem – mas se ainda há dias a vestiu e sentia-se maravilhosa?! – enfim, você prometeu e vai cumprir vai ouvir pacientemente todas as queixas dela, dar-lhe o seu ombro amigo e… e mais nada, é só isso que ela quer, um ombro amigo.
É difícil no dia a dia ficar atento a estas aparentes mesquinhices, no entanto, vale bem a pena se pensarmos que são elas que a longo prazo acabam com muitos relacionamentos. Agora que já sabe o poder da pasta de dentes, da tampa da sanita, do tamanho de uma borbulha em certos dias do mês, vai deixar que acabem com o seu relacionamento, ou vai fazer um esforço? O(a) seu (sua) companheiro(a) merece – o, ou não?
Depois é só alargar a experiência a outras situações e ver melhorar a convivência no dia a dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário