quarta-feira, 6 de junho de 2012


As certezas doTarot

Para que servem estudos continuados exaustivos  durante anos e anos a fio em várias áreas do saber, nomeadamente, em psicologia, várias especialidades médicas, sismologia, economia, etc.  ad infinitum  se, com um simples jogo de cartas tudo o que leva anos a ser estudado com rigor científico, análises matemáticas complexas e muitas horas de trabalho em laboratório pode ser facilmente previsto e  diagnosticado, ? Os humanos são mesmo complicados…
Desde o séc xv, pelo menos, que se conhecem os mistérios que envolvem com seus mantos negros o futuro de cada um e  da humanidade  através de médiuns que leem o tarot, para quê a necessidade de ciência? Aliás, a ciência é completamente desnecessária. Esta sabedoria antiquíssima afirma que é possível prever o futuro e sendo assim é porque o destino está escrito nas estrelas e nós nada mais somos do que simples marionetas nas engrenagens desta máquina gigantesca que é o universo. Acredito que muitas pessoas que se guiam por este tipo de previsões acreditem igualmente que são seres com livre arbítrio que dominam de alguma forma o ambiente em que se encontram contrariando assim a possibilidade de uma previsão fidedigna ser possível. Estas pessoas consideram também uteis as prisões em que os condenados nada fizeram de mal senão seguir o seu destino – não é possível contradizê-lo porque está escrito nas estrelas, lembram-se? – estas pessoa criticam também os seus semelhantes o que à luz das suas crenças não faz sentido algum e, pior do que tudo, acham que vale a pena lutar por alguma coisa quando afinal nós só viemos a este mundo para cumprir com os desígnios divinos.
Se é verdade que os signos evidenciam predisposições para um certo tipo de personalidade para quê estudos a nível de áreas do saber como psicologia ou psiquiatria? Para quê o desenvolvimento do conhecimento em meteorologia? Bom, talvez a meteorologia não abarque o tipo de conhecimento evidenciado por videntes e afins pois estes reportam-se aos humanos mas, caramba, é sabido que o clima afeta e muito a vida de todos os dias. Lanço um desafio aos médiuns deste país: durante um mês permitam-se estar sob “custódia” dos meios de comunicação e vão adivinhando o tempo que fará dia a dia e se acertarem converto-me…
Continuando, para que serve tecnologia de ponta para detetar sismos? Estudos aprofundados sobre placas tectónicas e parvoíces afins? Contratem-se os novos quadros saídos de cursos gratuitos de tarot da internet e ponham-nos a trabalhar na previsão dos sismos. Aproveitem a boleia e eles que prevejam se a Grécia vai sair do euro, se nós nos aguentamos sem pedir uma ajuda extra à troika, se o Miguel Relvas tem culpas no cartório no caso das secretas e como um extra, quem ganhará o euro 2012…
Por que motivo têm então, este tipo de práticas, validade  nos tempos que correm? Ai, os nossos pobres iluministas que se revolveriam nas suas respetivas campas se tivessem a capacidade de ver o que nós fizemos à nossa racionalidade – que afinal é das únicas coisas que nos separam dos nossos primos mais chegados, os chimpanzés – objeto idolatrado nos perdidos tempos do seculo xvııı. O que acontece é que o género de respostas dadas por este tipo de exploradores da ingenuidade alheia tem altas probabilidades de se revelar corretas independentemente das suas reais capacidades de predição, senão vejamos: eles utilizam a estratégia do tudo ou nada, ou seja ou é sim ou não e logo aqui se pode constatar que existe a priori 50% de hipóteses de acertar; ou a relação acaba ou não, ou se arranja emprego ou não, ou se tem uma doença grave ou não, etc. A acrescer a esta situação há ainda o fenómeno da profecia auto cumprida que consiste em tornar, pela força da crença, algo que era pouco plausível de acontecer, à partida, num acontecimento efetivo. Se eu acreditar que um relacionamento vai acabar nada faço para o melhorar e as hipóteses de ele acabar devido ao meu descuido aumentam exponencialmente, se eu acredito estar condenado com uma doença grave nada faço para melhorar as minhas condições de saúde o que se revela propício à validação da adivinhação de que fui vitima, e por aí vai…
 Não nos deixemos, pois, levar por estudos complicados e inconclusivos, agora temos certezas: liguem para a Maya que ela diz-vos se se vão casar, divorciar, sofrer de algum mal maior que simples dor de costas, se são enganados, se estão certos ou errados, se encontram emprego e quando… Acabaram-se consultas dispendiosas nos médicos com os subsequentes exames de diagnóstico, terapeutas matrimoniais, psicólogos, advogados e profissionais afins, agora temos «uma resposta para quase tudo…».


Sem comentários:

Enviar um comentário