sábado, 7 de julho de 2012

Como atingir os nossos sonhos- parte 2



Como o prometido é devido e eu não costumo faltar ao que prometo aqui vai o seguimento do texto anterior. Tínhamos visto que para termos mais probabilidades de concretizar os nossos sonhos deveríamos chamar-lhes objetivos. Sonhos são mais vagos, são coisas do género: “quero ser feliz”, “ gostava tanto de ser mais inteligente…”, “ um dia hei – de ter a casa dos meus sonhos”; já os objetivos são mais concretos e por esse motivo há mais hipóteses de serem alcançados.
Vimos o exemplo dos recrutas norte americanos e a forma como são treinados para conseguirem ultrapassar uma das fases mais complicadas da preparação para os exames e esse treino consiste em 4 passos fundamentais - objetivos, visualização, controle dos pensamentos negativos e da respiração. Vamos explorá-los então um pouco mais.
Os objetivos para terem maior probabilidade de serem alcançados devem reunir certas caraterísticas. É normal utilizar a sigla SMART para os definir. Objetivos S.M.A.R.T. significam:
  • Specific (específicos)
  • Measurable (mensuráveis)
  • Attainable (atingíveis)
  • Realistic (realistas)
  • Time (temporizáveis).

Passo a explicar...

ESPECÍFICO:
Devem ser formulados de forma específica e precisa;
 Não seja vago, defina em pormenor. Os objetivos generalistas tendem a ser menos eficazes.
MENSURÁVEL:
Definidos de forma a poderem ser medidos e analisados em termos de valores ou volumes; Reflete os vários aspetos mensuráveis.
 Quantifique o seu objetivo (Como irá saber se o atingiu ou não ?)
ATINGÍVEL:
A possibilidade de concretização dos objetivos deve estar presente; estes devem ser alcançáveis.

REALISTA:
Os objetivos não pretendem alcançar metas muito além do que os meios permitem, mas  estão de acordo com a disponibilidade de recursos.

TEMPORIZÁVEL:
Os objetivos devem ser bem definidos em termos de duração/prazos.
 Indique um intervalo de tempo para cada objetivo, quando o vai atingir...
Vamos ver a diferença entre um sonho e um objetivo?
Sonho : “ um dia hei -de ter a casa dos meus sonhos”.
Objetivo: “ Quero ter uma casa junto ao mar daqui a 30 anos e para isso acontecer vou poupar todos os meses 200 euros”. Qual lhe parece ter mais possibilidades de ser alcançado?
Mas 30 anos é muito tempo e pode desanimar até lá, então, podemos ouvir o testemunho de um dos marines, o que ele fez para superar um frio e fome intensos durante vários dias: “ À noite eu dizia vou aguentar até ao pequeno almoço, ao almoço eu dizia que aguentaria até ao lanche, ao lanche que aguentaria até ao jantar e por aí adiante; o ideal é ir dividindo um objetivo – principalmente se for de longo prazo – em pequenos passos;  é fundamental para manter o foco.
Visualizar é também um exercício poderoso, dá motivação para continuar e aumenta a confiança na concretização dos seus objetivos. No nosso exemplo dos recrutas, eles visualizavam constantemente a maneira como iriam conseguir ultrapassar o temido teste da piscina: Como desatariam os nós que os instrutores lhes faziam no equipamento de mergulho.
Repetidamente diziam com convicção para si próprios que iriam conseguir: “ eu sou capaz”, “ já consegui antes passar testes tanto ou mais difíceis do que estes”…
O quarto ponto refere-se à importância da respiração e, embora no teste da piscina assim como nos casos que envolvam ansiedade se revele fundamental, no nosso exemplo da casa é descabido. E daí talvez não, é que atualmente é cada vez mais de cortar a respiração conseguir pagar a casa: “ Respire fundo e pausadamente…”

   

Sem comentários:

Enviar um comentário