segunda-feira, 6 de maio de 2013

Noite Coimbrã


Desvirtuada, acolhe no seu seio negros e brancos, homens e mulheres, doutores e caloiros numa amálgama de gente que, libertando-se de amarras imaginárias, encontra no feliz convívio, de álcool  regado, a pausa de responsabilidades ainda não assumidas.
Jaz, Coimbra, trajada e submissa aos encantos da noite e do som das guitarras coimbrãs; despede-se de um bando de andorinhas de chilreios estridentes e ocos cujos sons parecem ecoar o desencanto de quem espera acontecer. Mas nada acontece. E uma vez mais é preciso bater as asas para poder voar.
Quem a vê ao longe, manto de viuvez carregada, viúva alegre é certo, mas como viúva que é traz na alma a angústia que as gargalhadas disfarçam, mas não apagam; acorda solitária e desfraldada sem o encanto de outras festas de esperança carregadas. Assim, a luz da manhã intensifica com o seu brilho a decadência do desrespeito a que foi sujeita; porque te acomodas à tua sorte? 
Impõe-te, ergue-te com o teu orgulho de berço de mentes brilhantes; não deixes que esses bandos te desvirtuem, te revolvam as entranhas e façam da tua imagem o reflexo daquilo que são: egoístas, patéticos e mal formados. Sim, porque ter um canudo não é sinal de caráter.
Ah, andorinhas de capas e batinas! Não há estrada para caminhar nem céus para desbravar .Vai ser preciso conquistar. Construir um novo caminho para prosseguir. Onde está a força da vossa pujança? Foi-se com os gritos das noites e dias sem dormir? Do álcool a rodos? Guardem uma réstia de energia pois os que por vós lutaram estão cansados e esperam ver compensados os seus anos de luta. Agora chegou a vossa vez de bater em debandada, seguirem à frente do bando, cortarem o vento e dizer por onde é o caminho.


Sem comentários:

Enviar um comentário