sábado, 11 de maio de 2013

Oriente- Ocidente


Um dos melhores exemplos, a meu ver, sobre a aproximação entre o oriente e o ocidente e a melhor forma de cooperação que tem dado uma enormidade de frutos é o facto de se ter conseguido trazer para a agenda científica a investigação sobre valores humanos e também sobre bons sentimentos como compaixão, bondade, felicidade, etc. O facto de em muitas culturas orientais se praticar há milénios o que se chama uma ciência da mente, mas ligada, essencialmente, à religião- ou filosofia de vida- não demoveu alguns pioneiros de a estudarem à luz da cultura científica mais exigente. A meditação sai, assim, do mosteiro para os laboratórios mais bem equipados com a mais moderna tecnologia, mas também o yoga e outras práticas como a prática da compaixão.
Os frutos estão aí: todas as investigações apontam para os benefícios, tanto em saúde como em qualidade de vida, de se investir algum do nosso tempo a cuidar da mente- e de um bom coração- com meditação específica para o incremento de bons sentimentos, por exemplo.
Não há lugar para polaridades que empobrecem a experiência humana; só temos a ganhar em aproximar a visão oriental com a ocidental. Nem é desejável uma vida de eremita ou asceta, sem nenhum conforto material em que se dedicava a vida, somente, ao desenvolvimento da mente, nem uma visão completamente virada para mudar o mundo exterior, em que a acumulação de bens tem conhecido os exageros que conhecemos. No que ao bem-estar humano e felicidade diz respeito parece-me que os dois - mundo externo e interno- são igualmente importantes, estando no equilíbrio entre os dois a salvaguarda de uma vida mais proveitosa, preenchida e significativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário