domingo, 6 de outubro de 2013

O comboio aos quadradinhos

O comboio de gente pequena lá ia seguindo a rua que desemboca na praça 8 de Maio ora de carruagens mais alinhadas, ora menos, mas seguia em frente enquanto as pessoas que se encontravam no apeadeiro, maioritariamente turistas,  chegavam e açambarcavam as ruas com os seus artefactos preferidos: mochilas, máquinas fotográficas, chinelo no pé e chapéus de abas largas; eu passava e já vinha há algum tempo a apreciar as carruagens que, de quando em vez, descarrilavam. Estas pequenas criaturas atraem-me e gosto de vê-las duas as duas, entrelaçadas as mãos por uma qualquer ordem superior que acatam sem questionar. Nem todas as ordens são acatadas com a mesma solicitude, pelo menos não por todas as crianças e as educadoras lá vão tentando metê-las nos carris enquanto lhes ajeitam os chapéus, de uma só cor, como que a indicarem ser seu dever pensarem todos igual.
Destacou-se uma menina que lá seguia mão na mão com o seu par, mas que já desde o início da rua era difícil manter na linha e era ela que fazia descarrilar o comboio de carruagens aos quadradinhos azul e rosa como os bibes; puxava o seu companheiro e fazia os cabelos da educadora eriçarem-se de irritação, mas por mais que esta lhe ralhasse, volta não volta lá voltava ela a meter o pé na argola e como ia nas carruagens da frente lá se contorcia o comboio que agora mais se assemelhava a uma lagarta vaidosa que saracoteasse  as ancas se as tivesse.
Eu diminuía a velocidade para apreciar esta gente em miniatura e deliciava-me com as suas contidas traquinices e com o talento especial das educadoras para não deixarem que o apeadeiro e todos os que lá se encontravam impedissem a passagem do comboio mais extraordinário que alguma vez foi visto.
Mas eis que a menina dá mais um puxão ao seu parceiro de viagem fazendo pela enésima vez com que a lagarta gigante aos quadradinhos meneasse os anéis e que os que seguiam atrás esbarrassem uns nos outros proporcionando-me, assim, apreciar o mais subtil e precoce indício de autoridade protagonizado por  palmo e meio de gente que farto da sua desajeitada companheira o fazer perder os carris leva o dedo à boca em sinal de silêncio e com um toque suave mas firme a puxa de volta à linha. Mais ninguém se apercebeu do gesto; só eu e a pequena que lhe virou uns olhos de cão submisso, meteu o rabo entre as pernas e acatou a ordem que até ali nenhum adulto a tinha feito acatar não voltando a fazer descarrilar a carruagem. A cena impressionou-me, mas o que mais me impressionou foi o olhar que, mais do que os gestos, sem ser ameaçador, tinha  um qualquer indício de dominância natural que não prevê desafio à autoridade e que, sendo naturalmente concedida, se impõe graciosamente.
A educadora deve ter dado graças pela tranquilidade com que se finalizou a viagem sem se aperceber do inesperado aliado que lha tinha facilitado e sem se aperceber naquele momento do esboço de líder que tinha o privilégio de poder educar.
Eu segui o meu caminho a sorrir internamente e pensando o quanto têm as crianças para nos ensinar a nós, assim nós tivéssemos na disposição de com elas aprender.

Sem comentários:

Enviar um comentário